As grandes áreas responsáveis pelo estudo dos fones e fonemas da língua portuguesa são, como você bem deve saber, a fonética e fonologia.
Entretanto, há áreas menores responsáveis pelo estudo dos vários aspectos da produção do som de uma língua. Uma dessas áreas é a prosódia, que veremos agora, só aqui no Gestão Educacional!
O que é prosódia?
A prosódia é a área responsável por estudar a pronúncia correta das palavras no que diz respeito à posição da sílaba tônica na pronúncia da palavra. É um erro de prosódia, portanto, pronunciar como paroxítona uma palavra proparoxítona, por exemplo. Esses erros, de prosódia, são chamados silabadas.
Diferença entre prosódia e ortoépia
Apenas de serem áreas parecidas, cada uma é responsável por um aspecto diferente da pronúncia. Como vimos, a preocupação da prosódia é em relação ao posicionamento da sílaba tônica na emissão dos vocábulos.
A ortoépia, por sua vez, preocupa-se quanto à pronúncia correta das palavras levando em consideração não a posição da sílaba tônica, mas a articulação dos grupos fônicos de uma palavra.
Portanto, a prosódia é a responsável por definir que a sílaba tônica em “árvore” é na primeira sílaba, e não na segunda (*arvóre); enquanto a ortoépia tem o papel de definir a pronúncia como “árvore”, e não “arvre”.
Ambas as áreas de estudo se completam, unindo-se à área maior da fonética e da fonologia.
[PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O QUE É ORTOÉPIA, CLIQUE AQUI!]
Sílaba tônica: o que é?
A sílaba tônica de uma palavra é aquela que recebe o acento tônico. Não confundir com acento gráfico (para ver a diferença, veja nosso artigo sobre acentuação gráfica clicando aqui!).
Ao se pronunciar uma palavra, uma sílaba destaca-se das outras, sendo proferida com maior intensidade. É a essa sílaba, produzida com mais força, que chamamos sílaba tônica. Ela pode ou não contar com um acento gráfico (agudo, circunflexo ou grave).
Veja alguns exemplos de palavras, com as respectivas sílabas tônicas sublinhadas:
- Gato;
- Computador;
- Gelatina;
- Arca;
- Baú;
- Misé
As palavras recebem determinados nomes conforme a posição da sílaba tônica, como veremos a seguir.
Classificação das palavras de acordo com a posição da sílaba tônica
Como comentado, as palavras são divididas em três categorias, de acordo com a posição da sílaba tônica. Essas três categorias são: oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
Oxítonas
São chamadas oxítonas as palavras nas quais a sílaba tônica recai na última sílaba.
Exemplos:
- Camelô ;
- Cobertor;
- Paladar;
- Pelé;
- Paraná.
Paroxítonas
São chamadas paroxítonas as palavras nas quais a sílaba tônica recai na penúltima sílaba.
Exemplos:
- Parede;
- Glória;
- Vantagem;
- Diurno;
- Maravi
Proparoxítonas
Por fim, são chamadas proparoxítonas as palavras nas quais a sílaba tônica recai na antepenúltima sílaba. Elas recebem, na maior parte dos casos, um acento gráfico para indicar a tonicidade da sílaba.
Exemplos:
- Lâmpada;
- Cívico;
- Página;
- América;
- Impá
Casos especiais
Algumas palavras da língua portuguesa, entretanto, podem apresentar variações em relação à posição da sílaba tônica. Por mais que sejam casos raros, é importante ter isso em mente.
São alguns exemplos de palavras incertas quanto à posição da sílaba tônica:
- Hieróglifo e hieróglifo;
- Oceania e Oceânia;
- Reptil e réptil;
- Ortoepia e Ortoé.
Agora que você já sabe um pouco mais a respeito da prosódia, que tal testar os seus conhecimentos nos exercícios que preparamos para você? Basta rolar até o final da página e se divertir! Ah, e não deixe de compartilhar com os seus amigos, desafiando eles também.