A puberdade é o processo pelo qual uma criança se torna adulta. É uma época em que meninos e meninas experimentam grandes alterações em seus corpos. Além disso, também está associado a mudanças significativas no comportamento e não só na aparência.
Puberdade precoce
A puberdade precoce é uma parte normal do desenvolvimento, mesmo que normalmente não apareça até o início da adolescência. Algumas crianças que têm sinais precoces de puberdade podem ter um desequilíbrio hormonal ou condição genética subjacente.
Os sinais da puberdade precoce podem começar na primeira infância, a partir dos 4 anos de idade. Quando uma criança começa a menstruar ou a desenvolver seios mais cedo do que é normal para sua idade, isso é chamado de puberdade precoce.
As causas da puberdade precoce incluem uma predisposição genética, exposição a certos hormônios e outros fatores. Se não for tratada, a puberdade precoce pode causar estresse emocional e problemas psicossociais para a criança.
A idade em que uma menina tem seu primeiro período e começa a crescer pelos no peito e nas costas é chamada menarca. Se uma garota tem seu período antes dos 8 anos de idade ou mais, ela tem puberdade prematura.
Se você estiver preocupado com o desenvolvimento precoce de seu filho:
- Converse com o pediatra sobre a possibilidade de um desequilíbrio hormonal ou condição genética. Ele pode procurar sinais que apontem para um destes problemas e aconselhá-lo sobre a melhor maneira de monitorar a saúde de seu filho durante este período;
- Fale com outros pais que tiveram experiências semelhantes com seus filhos para que eles possam ajudá-lo a entender o que pode estar acontecendo em ambos os casos. Não se concentre apenas nas mudanças físicas, você também deve tomar nota se houver problemas emocionais presentes.
O que é a puberdade tardia?
Para a maioria das pessoas, a puberdade começa entre 8 e 13 anos de idade. Para algumas pessoas, a puberdade começa mais tarde na vida ou não começa de forma alguma. Quando alguém tem um atraso em seu desenvolvimento físico ou maturação sexual, diz-se que tem “puberdade tardia“.
O início da puberdade tardia pode variar muito entre meninas e meninos e é normalmente desencadeado por uma série de fatores diferentes, inclusive:
- Predisposição genética;
- Toxinas ou estressores ambientais: distúrbios conhecidos por provocar atraso da puberdade em outras meninas (como a anorexia nervosa).
Entretanto, outros sintomas, como queda rápida de cabelo ou um atraso no desenvolvimento de características sexuais secundárias, como pelos faciais, podem ocorrer.