Você sabia que existem mais do que apenas cinco sentidos no corpo humano? Os cinco sentidos básicos são: a visão, a audição, o paladar, o tato e o olfato. Mas há outros sentidos que compartilhamos com outros animais.
A lista inclui uma gama de sensações como a dor ou comichão, sensações essas que nos ajudam a viver a vida diária.
Vamos dar uma olhada em algumas dessas habilidades menos conhecidas.
Propriocepção (consciência corporal)
A propriocepção é nossa consciência da posição e do movimento do corpo. Ou seja, este sentido nos ajuda a saber onde estão nossas partes do corpo sem ter que olhar para elas.
A propriocepção é usada, por exemplo, quando você pode alcançar algo, mas não precisa vê-lo para agarrá-lo. Um outro exemplo, é quando você sabe onde estão seus membros sem ter que vê-los ou senti-los com as mãos.
Nocicepção (dor)
A dor é uma das formas mais comuns de comunicação do corpo conosco. A capacidade de sentir a dor ajuda a nos manter seguros e vivos, pois avisa sobre perigos ou ferimentos.
A dor pode ser dividida em duas categorias: dor aguda (curto prazo) e dor crônica (longo prazo).
A dor aguda geralmente resulta de uma lesão, como uma ferida ou corte; no entanto, também pode ser causada por doença ou angústia emocional. Enquanto a dor crônica dura mais de seis meses, muitas vezes durando anos ou mesmo décadas.
Uma ampla gama de fatores pode causar dor crônica – de artrite a efeitos colaterais do tratamento do câncer. No entanto, há medidas que você pode tomar para administrá-la por meio de medicação e terapia.
Vestibular (equilíbrio)
O sentido vestibular (também chamado sistema vestibular) ajuda a manter o equilíbrio, monitorando a aceleração e a desaceleração em três direções:
- movimento para cima/para baixo (vertigem);
- movimento lateral (ataxia);
- movimento rotacional (vertigem).
Este sistema também é responsável por acompanhar a diferença entre os lados direito e esquerdo de corpo, ou seja, faz você sentir que está virado para frente, mesmo que não esteja.
Termocepção (temperatura)
A sensação de temperatura é principalmente uma função da pele. Os termorreceptores estão localizados na epiderme, que é a camada mais externa da pele.
Estes receptores enviam sinais ao hipotálamo e ao tronco encefálico quando o corpo “experimenta” ou é exposto ao calor ou frio.
Você também pode gostar de ler:
Vírus do bem? Entenda como os vírus podem ser usados para o controle de pragas
Vírus do bem? Entenda como os vírus podem ser usados para o controle de pragas