A Imperatriz Catarina II, conhecida como Catarina, a Grande, foi uma das grandes responsáveis pela transformação do Império Russo. Confira 4 pontos para conhecer a czarina russa e ver os principais feitos dela.
Catarina II e o despotismo esclarecido
Sofia Frederica Augusta de Anhalt-Zerbst-Dornburg, a Catarina, a Grande, nasceu em 1729. Ela foi Imperatriz da Rússia de 1762 até a data da morte, em 1796.
Catarina II foi uma das principais representantes do despotismo esclarecido da época. Ou seja, um monarca que adaptou ideais iluministas para garantir a modernização do Estado, com reformas administrativas e culturais importantes.
Catarina buscava se aconselhar com os filósofos Diderot e Voltaire, e estimulou a busca pelo conhecimento na nação.
Divisão do território
Catarina II assumiu o comando do Império Russo em 1762 e tentou promover diversas reformas através do Congresso, mas sem muito sucesso.
Com isso, por iniciativa própria, tomou a decisão de dividir o território russo em 44 províncias. Cada uma delas foi criado distritos, no qual era formada uma assembleia, que ficaria com a função de governá-las.
As Guerras
Outro ponto marcante para conhecer a Imperatriz da Rússia é sobre as Guerras travadas pelo Império.
Catarina liderou a nação para diversos conflitos. Um deles possibilitou o acesso ao mar, em 1772.
O Império Russo enfrentou o Império Turco-Otomano em duas ocasiões, entre 1768 e 1785, incorporando a costa setentrional do Mar Negro e a península da Criméia.
As guerras também resultaram em uma aproximação da Rússia com a Europa Central.
Leis e Reformas
Catarina, a Grande, também trouxe leis bem modernas para a época. Entre elas, determinou a liberdade de culto e retirou os religiosos do centro do poder.
A Czarina defendia um Estado Laico e isso permitiu a ida de jesuítas e muçulmanos para a região.
Catarina II também estimulou a construção de cidades totalmente do zero, o que estimulou que um povo totalmente rural mudasse para esses novos espaços.
Para completar, também fez leis que diminuíram o uso de tortura como punições e também a pena de morte.
Você também pode gostar de ler:
5 presidentes que não terminaram seus mandatos