A quimiossíntese é uma forma de alimentação na qual a matéria orgânica é produzida a partir da oxidação de substâncias inorgânicas, como o gás carbônico, a água e alguns metais. Esse processo é desempenhado por bactérias, alguns fungos e outros organismos da classe archae.
Por não necessitarem de luz para sobreviver, esses organismos podem ser encontrados em diversos ambientes e são capazes de sobreviver em condições extremas, como nas partes mais profundas do oceano ou dentro de cavernas.
Como ocorre a quimiossíntese
- Oxidação da substância inorgânica presente no ambiente;
- Liberação de prótons e elétrons que fazem com que a matéria usada transforme-se em um tipo de fosfato, deixando de ser ADP para ser ATP;
- Consumo de energia pela bactéria;
- Formação de gás carbônico.
Esse processo pode acontecer com diferentes matérias inorgânicas. No exemplo, abaixo, segue o passo a passo de como ocorre a quimiossíntese em bactérias nitrificantes.
Exemplo da quimiossíntese em bactérias nitrificantes
- As bactérias captam o nitrogênio atomosérico (N2) e sintetizam-o;
- O resultado da sintetização é a transformação do nitrogênio em amônia (NH3), a qual reage com o nitrito presente no ambiente (NO2–), gerando, assim, energia;
- O nitrito liberado no solo é absorvido pela bactéria e também passa pela oxidação, gerando um tipo de energia química que é usado para a manutenção da bactéria.
O processo das reações químicas que ocorrem nesse tipo de bactéria pode ser resumido pela seguinte fórmula:
NH3 (amônia) + O2 → NO2– (nitrito) + Energia
6 CO2 + 6 H2O + Energia → C6H12O6 (Glicose – Compostos Orgânicos) + 6 O2
Exemplo de quimiossíntese e fermentação
Outro exemplo clássico de como a quimiossíntese está presente no dia a dia é pelo processo de fermentação, afinal, os micro-organismos que realizam esse tipo de atividade utilizam da matéria inorgânica para a produção de energia.
As leveduras (Saccharomyces cerevisae), por exemplo, são capazes de fermentar a cevada ou a uva, produzindo o álcool da cerveja e do vinho.
A fermentação acontece de forma alcoólica (álcool como produto), acética (álcool acético como resultado da reação química) e láctica (ocorre nas fibras musculares e produz o ácido lático).
Fórmula da Quimiossíntese
Pode-se resumir o processo da quimio sintetização em duas fórmulas que correspondem à primeira e segunda etapa.
A primeira etapa:
Composto Inorgânico + O2 → Compostos Inorgânicos oxidados + Energia Química
A segunda etapa:
CO2 + H2O + Energia Química → Compostos Orgânicos + O2
Diferenças da quimiossíntese e da fotossíntese
Há dois fatores que distinguem a quiomio síntese da fotossíntese. O primeiro é que a fotossíntese é uma reação química de liberação de energia que depende da luz para ocorrer. Enquanto isso, na quimio síntese a presença luminosa é dispensável, já que a o carbono inorgânico é o suficiente para a consolidação do processo.
O segundo fator que influencia na diferença é de que, na fotossíntese, o produto da reação química é a glicose. Já na quimiossíntese, o resultado pode ser uma série de químicos diferentes, tal como o álcool.