A Região Nordeste é exemplo da imensidão do território brasileiro. Composta por 9 estados, é uma área de riqueza cultural e natureza exuberante.
Existem algumas regionalizações que dividem o Brasil em áreas de similaridade cultural e física. A mais usada separa o país nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Essa é uma forma de estudar o espaço e pensar em soluções para problemas que atingem diferentes partes do território.
Quer entender mais sobre o Nordeste? Então, confira este conteúdo completo do Gestão Educacional!
Estados da Região Nordeste
Os nove estados nordestinos são: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Essa área ocupa aproximados 1.554.387 km² do território brasileiro, e a população alcança quase 60 milhões de habitantes.
Os portugueses aportaram nessa região no século XVI, e foi aí que o país começou a ser forjado. Berço dos primeiros ciclos econômicos, não conseguiu manter sua hegemonia econômica e declinou nos séculos seguintes.
Na Região Nordeste, estão importantes cidades brasileiras, como Salvador, Recife e Fortaleza, além de outras riquezas naturais, como as praias do litoral nordestino, que encantam várias pessoas pelo mundo.
Geografia
A região tem uma subdivisão, que considera aspectos físicos e culturais:
- Zona da Mata – segue a faixa de terra logo após a área litorânea; originalmente era o espaço dos espécimes de Mata Atlântica, porém abriu caminho para monocultura da cana-de-açúcar;
- Agreste – área de transição entre a Zona da Mata e o semiárido, une elementos dos dois biomas e tem diversificada economia;
- Sertão – pedaço do Nordeste que sofre com condições climáticas adversas, a seca castiga as populações que moram no sertão nordestino, e vivem de pequenas atividades agropecuárias;
- Meio Norte – trata-se da área de transição entre o semiárido com a Amazônia; ocupa o oeste dos estados do Maranhão e Piauí.
Clima
Por estar numa área próxima à linha do Equador, o Nordeste não apresenta as estações do ano (Outono, Inverno, Primavera e Verão) bem definidas. É o ciclo da chuva que aponta as mudanças mais consideráveis no regime climático da região.
Os climas que ocorrem nesta área são o tropical úmido, o semiárido e o equatorial. As oscilações de temperatura são poucas. De forma geral, ficam entre os 24ºC e 28ºC. Aqui, o principal fator de mudança será o relevo, pois muitas cidades do agreste, por exemplo, estão localizadas em área de planalto.
O Planalto da Borborema é indicado como uma das principais barreiras para chuvas adentrarem no interior nordestino.
Vegetação
Os tipos vegetais que ocupam o território nordestino fazem parte dos seguintes biomas:
- Vegetação litorânea – os manguezais estão em toda a extensão do litoral nordestino;
- Floresta tropical – algumas manchas da Mata Atlântica ainda são encontradas na Zona da Mata nordestina;
- Caatinga – formada por plantas xerófilas (adaptadas ao ambiente seco), ocupa parte do Agreste e todo Sertão;
- Cerrado – ocorre no extremo oeste da Bahia e parte do Piauí e Maranhão;
- Floresta amazônica – faixas desse tipo florestal estão no Maranhão.
Economia
A maior parte das atividades econômicas da região são ligadas à agropecuária. Historicamente, tem na cana-de-açúcar uma monocultura que se estende a todos os estados. Porém existem outros produtos que, atualmente, têm relevância na economia, como:
- Soja (Bahia, Piauí e Maranhão);
- Coco (Alagoas e Sergipe);
- Fruticultura (cidades ao longo do médio São Francisco);
- Cacau (Bahia);
- Mandioca e milho (em todos os estados).
Porém, tem crescido o número de cidades nordestinas que buscam na indústria têxtil uma forma de combater a escassez da água. No Agreste do estado de Pernambuco, cidades como Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama se tornaram referência na produção e comercialização de roupas.
Já nas principais cidades da Região Nordeste, a economia é voltada para serviços, comércio e indústria. Na Região Metropolitana de Salvador está o importante polo petroquímico de Camaçari; já perto de Aracaju está Carmopolis (lugar de uma das bases da Petrobrás).
O estado do Ceará se tornou referência na produção de energia eólica, várias partes de seu litoral possuem turbinas para captação dessa fonte energética.
O Rio Grande do Norte é conhecido por suas salinas, e é o principal fornecedor de sal do país. Também, concentra muitas usinas eólicas na região, destaque para a cidade de João Câmara.
Essa é uma parte que ajuda a entender como está a Região Nordeste atualmente. Soma-se a essas características culturais de cada estado. O lugar é terra do frevo, Bumba meu boi, forró e outras expressões artísticas.