Conhecido como o grupo do qual os vegetais estão incluídos, o Reino Plantae, geralmente, é estudado por meio de briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. São seres pluricelulares e eucariontes.
As plantas são divididas entre criptógamas – que não têm flores e estrutura reprodutora pouco visível – e fanerógamas – que têm flores e parte reprodutora visível.
Está com dúvidas sobre esse reino e quer ficar por dentro do assunto? Veja, aqui, informações completas sobre esse assunto e muito mais.
Reino Plantae: o que é?
Também chamado de Reino Vegetal, possui organismos que são autótrofos, ou seja, que produzem o seu próprio alimento por meio do processo de fotossíntese, além de serem clorofilados.
A sua alimentação acontece pelo contato com o sol, assim sendo chamados de fotossintetizantes. A clorofila – que dá a coloração verde às plantas – fica nos cloroplastos.
As plantas são consideradas a base da cadeia alimentar, chamadas também de produtores. São matéria orgânica e servem de alimento para seres heterótrofos. Ou seja, assim como outros reinos, a vida no planeta seria impossível sem o Reino Plantae.
Principais características do Reino Vegetal
- Eucariontes: têm núcleo organizado;
- Autótrofos: possuem o próprio alimento;
- Fotossintetizantes: produzidas pela fotossínteses;
- Pluricelulares: têm mais de uma célula;
- Células formadas por vacúolos, cloroplastos e celulose.
Como é a estrutura das plantas?
As plantas possuem:
- Raiz: fixa e alimenta a planta;
- Caule: sustenta e transporta os nutrientes;
- Folhas: responsáveis pela fotossíntese;
- Flores: realizam a reprodução;
- Frutos: protegem as sementes.
As plantas também são divididas entre angiospermas e gimnospermas, além de que os vegetais são separados por briófitas e pteridófitas. Leia a diferença e as informações sobre cada um, abaixo.
Classificação do Reino Plantae
As plantas são separadas entre vasculares e avasculares:
- Vasculares: pteridófitas, gimnospermas e angiospermas;
- Avasculares: briófitas.
Vasculares
Pteridófitas
Maiores que a briófitas, são plantas terrestres, de grande porte e que vivem em locais com mais umidade. Algumas espécies são, por exemplo samambaias, avencas e xaxins.
Elas possuem vasos condutores de seiva, raízes, caule e folhas. O processo de reprodução também é sexuado e, posteriormente, assexuado.
Gimnospermas
Composto por várias árvores e arbustos com portes diferenciados, são plantas vasculares – que têm vasos condutores de seiva -, além de raiz, caule, folhas e sementes. Os exemplos mais lembrados de gimnospernas são: sequoias, araucárias e pinheiros.
A reprodução é sexuada, na qual a fecundação acontece nos órgão femininos pelo pólen, produzido pelos órgãos masculinos e pelo auxílio da natureza (vento, chuva, pássaros).
Diferente das angiospermas, as sementes têm camadas nuas, ou seja, não são envolvidas por ovário ou por capa protetora.
Angiosperma
Plantas vasculares, elas habitam lugares diferentes e têm várias formas e tamanhos. São o maior grupo vegetal do mundo: aproximadamente 200 mil espécies, diferenciando-se porque suas sementes são guardadas dentro do fruto. Sua reprodução é sexuada, sendo que a fecundação acontece pela presença do pólen masculino.
Avasculares
Briófitas
Conhecidas como plantas de pequeno porte porque não têm contato direto com o sol, costumam habitar ambientes úmidos, normalmente entre os musgos.
A reprodução desse tipo de planta acontece pela metagênese, na fase sexuada, com a produção de gametas, e na fase assexuada, com a produção dos esporos.
Não possuem vasos condutores de seiva, o que as diferencia dos demais grupos vegetais. O transporte de nutrientes ocorre por um processo lento de difusão das células.