Saber uma segunda língua se tornou algo básico em nossa sociedade. Tanto para fins profissionais, educacionais ou até mesmo por prazer, aprender novos idiomas é uma tarefa importante – isso acontece, especialmente, com o inglês.
Uma das ideias mais difundidas para aprender inglês é fazer uso dos seriados. Porém, antes de você decidir aprender inglês com séries, você precisa estar ciente de um ponto: você ainda vai precisar estudar!O que isso quer dizer:
Definir o uso dos seriados para aprender inglês é excelente, entretanto você ainda precisa se esforçar e estudar por outros meios.
Melhores seriados para aprender inglês
A intenção de optar pelos melhores seriados para aprender inglês é ter uma forma descontraída de encaixar a língua estrangeira em sua vida.
Os seriados têm como objetivo auxiliar na pronúncia e na conversação, sem esquecer que vai lhe ajudar a apurar os ouvidos – fator que muitos consideram o mais difícil no aprendizado da língua inglesa. Lembre-se que o estudo é que vai lhe oferecer as regras e a parte gramatical.
Curioso(a) para saber quais são os melhores seriados para aprender inglês?
1 – Friends
Com um total de 236 episódios, divididos em 10 temporadas, o seriado Friends marcou uma geração de fãs. De 1994 a 2004, a série apresentou o dia a dia dos seis personagens principais – Rachel, Ross, Phoebe, Joey, Chandler e Monica – que vivem em Manhattan, Estados Unidos, durante a década de 90.
Para aprender inglês, este seriado tem muita valia. Veja as razões:
- São diálogos leves,
- Episódios curtos e, consequentemente histórias curtas e rápidas,
- É uma comédia que atrai o público,
- Oferece expressões e gírias americanas,
- Você pode aprender como são usadas as contrações e formas de linguagem,
- Você pode se familiarizar com hábitos culturais americanos,
- Oferece fácil compreensão auditiva.
Friends é a sitcom americana de maior sucesso e popularidade no mundo inteiro.
2 – How I MetYourMother
How I MetYourMother é um seriado americano de comédia que foi ao ar durante os anos de 2005 a 2014, com 9 temporadas (208 episódios).
Em tradução literal, o título da série significa “Como Eu Conheci Sua Mãe”. E é basicamente o que o enredo leva aos espectadores. É um pai contando aos seus filhos como conheceu a mãe deles, com foco nas histórias e peripécias envolvidas.
Parecida com Friends, esta série pode lhe facilitar o aprendizado no inglês:
- Os temas abordados são atuais,
- Diálogos leves e engraçados,
- Você estará frente a frente com expressões culturais e linguísticas do inglês americano,
- Episódios curtos.
How I MetYourMother tem personagens marcantes e gírias muito interessantes para quem está aprendendo inglês. É, como a grande maioria afirma, um Friends moderno.
3 – The Middle
Iniciada em 2009 e até hoje em andamento, The Middle é uma das séries mais populares dos Estados Unidos e de outros países.
O seriado, também do gênero de comédia, aborda o cotidiano de uma família de classe média baixa que vive em uma cidade pequena em Indiana, EUA. O nome – The Middle – classifica a região, afinal Indiana fica na região central no país norte-americano.
Com 192 e crescendo, ela se destaca como um dos melhores seriados para aprender inglês por:
- Apresentar diferentes personalidades,
- Retratar situações do dia a dia,
- Ter episódios curtos e diálogos engraçados e leves,
- Oferecer contextos distintos,
- Notar as distintas formas de linguagem dos personagens.
Para quem não conhece muito sobre a série, vale destacar sua composição: os pais (Mike e Frankie) e os três filhos (o mais velho Axl, a filha do meio Sue e o mais novo Brick).
4 – Lost
Lost foi uma das séries de drama, aventura e fantasia mais comentadas e favoritas do século XXI, com uma trama envolvente dos sobreviventes de um acidente aéreo que são forçados a trabalharem em conjunto com um único objetivo: sobreviver no local onde o avião caiu – uma ilha tropical “deserta”.
Foram 6 temporadas (118 episódios de 2004 a 2010) com dois planos temporais – no presente e flashbacks (que contam a história de vida dos personagens).
Faz parte da lista dos melhores seriados por:
- Conter uma diversidade de sotaques,
- Auxiliar o ouvido a identificar as diferenças entre o inglês falado pelos nativos (países que têm o inglês como língua materna) e pelos estrangeiros,
- Apresentar um vasto vocabulário com distintos focos.
Os episódios são um pouco mais longos quando comparados com os seriados de comédia, mas isso não será um problema se você realmente está engajado(a) em aprender inglês através de séries – até porque você acabará se interessando pela história.
5 – Modern Family
Mais uma sitcom. Iniciada em 2009 e ainda presente, Modern Family envolve 192 episódios até agora, com a garantia de boas risadas e um ótimo aprendizado da língua inglesa.
O seriado apresenta o dia a dia de três famílias ligadas entre si, em situações e experiências que podem estar associados com o que você mesmo(a) vivencia.
O que a faz ser interessante para aprender inglês:
- Estuda-se um vocabulário de uso corrente,
- Erros comuns no inglês cometidos por estrangeiros e que são dicas para quem está no processo de aprendizado,
- Episódios de curta duração,
- Linguagem acessível.
Lembre-se que o importante é que você se divirta e compreenda. Os filmes, embora sejam curtos e únicos, também são boas alternativas – mas as séries de televisão acabam facilitando o entendimento, principalmente para quem está começando um novo idioma.
Como aprender inglês sozinho
Você pode obter muito conhecimento quando resolve aprender inglês sozinho(a). Existem muitas opções de estudo online – você pode escolher e fazer um curso de inglês em casa, via internet.
Com os seriados, você pode aprimorar seu vocabulário sem sair de casa. Atente-se a praticar com três formas diferentes:
- Utilizando a legenda em português na primeira vez que assistir um episódio,
- Rever o episódio utilizando a legenda em inglês,
- E mais uma vez assistindo o episódio sem qualquer legenda.
Você estará imerso(a) na história, na narrativa e nos diálogos com a capacidade de associar as falas com o que você já aprendeu.
Entretanto, ressaltar essas dicas não desmerecem o trabalho dos professores. Por isso, procure uma boa escola de inglês ou um professor particular e estude, esforce-se e discipline-se para futuramente ser fluente.