Todos os órgãos do corpo trabalham o tempo todo, com um único objetivo, que é o de manter o equilíbrio. Para isso, dividem funções, compartilham e trocam informações e estão constantemente adaptando-se às novas situações e a alguns desafios.
Para melhor distribuir o trabalho, os órgãos e as estruturas se agrupam em sistemas, realizando conjuntamente funções que são semelhantes. A segui no Gestão Educacional, conheça todos os sistemas do corpo humano, quais são as suas principais funções e quais órgãos os compõem.
Osteomuscular
O sistema osteomuscular pode ser separado em ósseo e muscular, mas como que estão intrinsecamente relacionados. Em algumas ocasiões, são unidos em uma única classificação.
Como é de se esperar, o sistema é formado por todos os músculos e ossos do corpo, com funções primordiais, como:
- Garantem sustentação;
- Permitem a articulação dos movimentos;
- Protegem os órgãos internos;
- Contêm a medula, que produz células sanguíneas;
- Armazenam minerais (principalmente os ossos);
- Controlam a temperatura do corpo.
Sistema nervoso
Quando se trata de sistema nervoso, remete-se a todas as estruturas nervosas do organismo. Portanto, deve-se levar em conta a seguinte divisão:
- Sistema nervoso central: composto de encéfalo e medula espinhal;
- Sistema nervoso periférico: inclui o restante dos nervos e das estruturas nervosas.
Pode-se imaginar a complexidade e as inúmeras funções desenvolvidas, das quais se destacam:
- Responsabilidade pela transmissão de sinais e “informações”;
- Auxilio no controle e na atividade dos outros sistemas, por meio da condução de impulsos nervosos;
- Desenvolvimento e processamento de memória, fala, informações, e muito mais.
Sistema endócrino
Para que todas as funções do organismo sejam desempenhadas da forma correta, é preciso que substâncias químicas e hormônios atuem como sinalizadores, ativando ou inibindo funções. É exatamente neste ponto que o sistema endócrino é encarregado!
Alguns órgãos o compõem, sendo os responsáveis pela síntese de hormônio. São eles: hipotálamo, hipófise, glândula tireoide, glândulas paratireoides, glândula pineal, timo, glândulas suprarrenais, rim, coração, tecido adiposo, trato digestório, pâncreas, testículos e ovários.
Sistema circulatório
O sangue é o responsável por carregar nutrientes, oxigênio e água para todo o organismo. Para que ele seja conduzido de forma adequada, existem extensas redes de vasos, que formam o sistema circulatório.
Dentro dele, encontramos:
- Artérias: são vasos encarregados de levar o sangue rico em oxigênio (exceto as artérias pulmonares, que carregam sangue venoso);
- Veias: são responsáveis pela condução do sangue rico em gás carbônico (exceto nas veias pulmonares, onde corre o sangue arterial).
Estes vasos se ramificam ao chegar aos tecidos, formando arteríolas, vênulas e capilares.
Sistema linfático
Assim como o sistema circulatório, o linfático também é formado por vasos que carregam um líquido, que desta vez, é a linfa.
A principal função deste conjunto de tecidos é a de remover toxinas e excesso de líquidos do corpo. Também, possui órgãos encarregados da produção de células imunes, sendo formado por linfonodos, timo, baço e vasos linfáticos.
Sistema respiratório
Lembra-se que anteriormente comentamos sobre a importância que o sistema circulatório desempenhava ao carregar o sangue oxigenado pelo organismo? Pois, para permitir que este gás esteja presente, é fundamental o papel do sistema respiratório.
Ele é composto por nariz, cavidade nasal, seios nasais, laringe, traqueia e dois pulmões, tendo como papel principal:
- Aquecer e tornar o ar passível de chegar aos pulmões;
- Possibilitar o equilíbrio de gases no organismo (oxigênio e gás carbônico);
- Produzir sons envolvidos na fala;
- Impedir que micro-organismos entrem no corpo pelo ar.
Sistema digestório
Para que todos os órgãos e sistemas funcionem de forma adequada, é preciso que se tenha energia. Para tal, obtém-se substrato energético da alimentação.
O sistema digestório é o encarregado por processar os alimentos, garantir que sejam absorvidos os nutrientes e excretar o que não for útil. Além disso, está envolvido numa complexa produção hormonal, para desencadear sinais como fome, saciedade, náusea e outros.
É formado por boca, esôfago, estômago, intestino grosso e delgado, pâncreas, fígado e ânus.
Sistema urinário
Formado por rins, ureter, bexiga e uretra, o sistema urinário é extremamente complexo, e tem papel fundamental na manutenção do equilíbrio do corpo.
Os rins são encarregados de filtrar constantemente o sangue e, assim, remover toxinas ou compostos considerados inúteis ou prejudiciais. Além disso, desempenham papel hormonal, auxiliando, por exemplo, no controle da pressão arterial.
Sistema genital
O sistema reprodutor ou genital possui diferença estrutural nos homens e nas mulheres, mas, em geral, compartilha da mesma função: a de garantir a reprodução e consequente perpetuação da espécie. Também, produz hormônios responsáveis por dar as características a cada sexo.
Nas mulheres, é formado por ovários, tubas uterinas, útero e vagina; nos homens, constitui-se de testículos, vesículas seminais, ducto deferente, epidídimo, próstata, glândulas bulbouretrais, uretra e pênis.
Gostou? Então, confira, também, Células do corpo humano – Quais são? Funções e Exemplos!