Os substantivos derivados são aqueles formados a partir do processo de formação de palavras chamado derivação. Eles derivam de outras palavras da língua, das chamadas primitivas, mantendo, de certa forma, uma relação de sentido com elas.
Veja tudo a respeito dos substantivos derivados neste artigo completo sobre eles! Só aqui, no Gestão Educacional!
O que é a derivação?
Resumidamente, a derivação é um tipo de processo de formação de palavras em que se cria uma nova palavra a partir de outra já existente, chamada “primitiva”, por meio do acréscimo de determinados elementos ao seu radical.
Observe o exemplo para compreender melhor:
- Terra -> térreo, terrado, terreiro, território, aterrar, terrestre, territorial etc.
Comparando todas essas palavras, podemos perceber que todas derivam de uma mesma palavra: o substantivo primitivo “terra”, cujo radical é “terr-“. Não apenas isso: todas as palavras derivadas possuem significados relacionados ao significado da palavra primitiva, ou seja, todos têm, de alguma forma, relação com terra.
Vale observar que a derivação não forma apenas substantivos, mas também palavras de outras classes gramaticais. No exemplo acima, formou-se “aterrar”, um verbo, a partir do substantivo “terra”.
Há vários tipos de derivação: prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria. Confira nossos artigos correspondentes a cada um deles para se aprofundar no assunto!
O que são substantivos derivados?
Levando-se em consideração a explicação acima, é fácil compreender o que é um substantivo derivado: é um tipo de substantivo formado a partir de outra palavra já existente na língua, resultante do processo de formação de palavras chamado derivação.
Neste processo, acrescentam-se afixos (prefixos e/ou sufixos) ao radical da palavra.
Veja alguns exemplos:
- Substantivo primitivo: livro
- Substantivos derivados: livreiro, livraria, livreto, livrinho
- Substantivo primitivo: pedra
- Substantivos derivados: pedreira, pedreiro, pedregulho, pedraria, pedrinha, pedrisco.
Observe que há outras palavras derivadas desses exemplos, como “livresco” e “pedroso”. Essas palavras, entretanto, não são substantivos, mas adjetivos, e por isso não foram adicionadas à lista.
Substantivo primitivo x derivado
Com isso, é igualmente possível perceber a diferença entre substantivo primitivo e derivado. Dá-se o nome “substantivo primitivo” aos substantivos que não derivam de nenhuma outra palavra da língua, ou seja, que estão em sua forma básica (primitiva). Já o substantivo derivado é aquele que foi criado a partir de um substantivo primitivo, ou seja, que deriva de um substantivo primitivo.
Substantivos primitivos e derivados são, portanto, opostos.