Teste de QI: consegue resolver movendo apenas dois fósforos?

Que tal desafiar a sua mente realizando um teste de QI afiado que irá revelar se o seu raciocínio lógico está em dia? Pois no nosso texto de hoje você encontrará dois desafios clássicos onde, com atenção e pensamento rápido, precisará descobrir as soluções lógicas escondidas na simplicidade das situações que iremos mostrar.

Os testes de QI surgiram há muitos anos como forma de avaliar a psique das pessoas e suas capacidades de pensamento assertivo e prático. Até hoje, eles são muito utilizados em processos de psicologia e psicoterapia, servindo como ferramentas de análise do modo de pensar das pessoas.

Testes desse tipo também assumem posição de destaque em processos de recrutamento e seleção para empregos, e outras atividades que exigem um raciocínio lógico afiado. Assim, como você pode perceber há muitos fundamentos científicos para resolver testes de QI, incluindo o simples entretenimento e descontração, nosso objetivo aqui no site.

Você consegue resolver movendo apenas 2 fósforos

Na imagem abaixo encontramos uma operação matemática simples, porém com um resultado que diverge da lógica. Portanto, pare chegar a um produto satisfatório, você deve escolher os dois fósforos que podem resolver esse problema. Você consegue?

Teste de QI consegue resolver movendo apenas dois fósforos

E então, em qual resultado você conseguiu chegar? Quais os dois fósforos decidiu mover para solucionar a questão?

Bem, a verdade é que nesse teste é possível chegar há pelo menos duas resoluções lógicas. Confira as solução abaixo para entender melhor

Resolução 1

A primeira forma de resolver esse caso que mostra 1+1=5 é simplesmente trocando as posições dos fósforos das extremidades laterais. Dessa forma, o cinco da fórmula, toma forma do número 2, apresentando o resultado correto sem precisa mexer no sinal de adição da operação.

Solução 2

Já para a segunda solução do mesmo problema a atenção do desafiado precisa ser redobrada, afinal estamos falando de duas mudanças que modificam completamente a lógica da operação.

Ela acontece mudando de lugar dois fósforos centrais: o primeiro do sinal de adição (+) da operação, e o segundo do número cinco do resultado.

Colocando esses palitos de modo a fechar todas as extremidades, o 5 se transforma em 0, e a operação torna-se uma subtração onde 1-1=0.

SOLUÇÃO Teste de QI consegue resolver movendo apenas dois fósforos

E então, você havia pensado nisso?

Descubra o número de sequência nesse teste de QI

Nosso segundo teste do dia é voltado para a lógica numeral. Assim, observe atentamente a sequência de números disposta na figura abaixo. Em seguida, responda, qual número está faltando no último ponto da imagem? Para dificultar mais as coisas e dar uma “gás” maior no cérebro, tente resolver esse teste de lógica em apenas 20 segundos.

E então, em qual número você chegou? Como chegou a a essa conclusão?

Resolução

De forma lógica, a resolução para esse teste de QI é até bastante simples.

A primeira coisa a ser feita é diminuir o número mais alto pelo seu anterior, começando a partir do 13. Ou seja: 13-10= 3/ 17-13=4/22-17=5/ 28-22=6.

Ou seja, como você pode perceber, os números aumentar seu valor em uma escalada crescentes de sequência, indo de 1 até 6. Nessa lógica, o próximo número a ser somado ao 28 é o 7.

Assim, entende-se que o número que completa a sequência de forma correta é o 35 pois 28+7=35. Confira:

Essa lógica também poderia ser encontrada em caso de percepção simples do jogador em simplesmente contar quantos números até a chegada do próximo valor. No caso de 10 até 13, são 3 número, de 13 a 17, são 4, de 17 a 22 são 5, e assim por diante. Sempre acrescendo um número a essa sequência, também chegamos ao resultado final de 35.

E então, conta pra gente como foi que você conseguiu chegar a esse resultado e em quanto tempo. Afinal, você conseguiu resolver esse teste ou apenas esperou para conferir a resolução?

Deixe seu comentário e compartilhe suas impressões com a gente!

Deixe um comentário