Será que a sua percepção para as coisas anda afiada? Pois é isso que nós iremos descobrir com nosso teste de inteligência de hoje que irá desafiar a sua mente e os seus olhos a encontrar diferenças muito bem escondidas em algumas imagens.
Os testes estilo “jogo dos erros” são alguns dos mais úteis quando queremos testar nossa capacidade de atenção, já que eles exigem um olhar preciso para descobrir diferenças, que por vezes, encontram-se em detalhes pequenos.
Dessa forma, hoje nós deixaremos a sua disposição dois testes de inteligência que terão justamente o poder de testar a sua atenção e capacidade de percepção. A ideia é que você consiga encontrar as diferenças no menor tempo possível, desafiando o seu cérebro ao máximo.
Você consegue encontrar a diferença em até 30 segundos?
Observe a imagem abaixo. Nela, existem 3 diferenças entre um quadro e outro que são sutis mais fazem bastante diferença entre as figuras. Tente encontrá-las em até 30 segundos.
E então, você conseguiu encontrar todos os “erros” na imagem acima?
Resolução
Se você esteve bem atento durante o teste, pode não ter sido assim tão complicado encontrar as diferenças pequenas na imagem.
- A primeira delas está no quadro negro onde se vê escrito “pizza”. Na primeira imagem vemos apenas duas listras abaixo da palavra, já na segunda imagem são três;
- A segunda diferença é ainda mais sútil e pode ser encontrada no banco onde o guaxinim está sentava. Percebe-se que na segunda imagem a ponta esquerda do suporte do banco foi encurtada;
- Por fim, a mais difícil de ser encontrada é a terceira já que não passa de uma leve diferença na posição do segundo prato que na imagem 2 aparece mais perto da ponta do balcão do que na imagem 1. Veja:
Se você conseguiu encontrar todas essas 3 diferenças em até 30 segundos, nosso teste de inteligência revela que sua percepção está muito boa e você tem grande capacidade de atenção e de foco.
Encontre os 3 intrusos que não fazem sentido na imagem
Agora, na imagem abaixo existem três intrusos que simplesmente não fazem sentido do contexto da cena. Tente encontrá-los em até 30 segundos.
E então, você conseguiu encontrar? Dica: não são os bonecos de neve dispostos na cena.
Resolução
É muito provável que você tenha achado esse teste ainda mais difícil do que o primeiro, certo? O maior motivo para isso é que, dessa vez, os “erros” a serem encontrados na imagem se escondem na falta de contraste das cores.
Dessa forma, o cérebro precisa se esforçar muito mais para encontrar os detalhes que, enfim, definirão as formas diferentes do desenho.
Se você já jogou “Onde Está Wally?” a lógica é bastante semelhante. No caso, o personagem famoso se escondia em imagens caóticas onde várias coisas, vários outros personagens e várias cores se “pareciam” com ele de alguma forma. Por isso, para algumas pessoas, era sempre muito difícil encontrar Wally em meio a multidão.
Dessa forma, se na imagem acima você não encontrou os intrusos, não se preocupe porque eles realmente estavam muito bem escondidos entre os pinguins da cena. Confira:
Como dissemos, pouquíssimas coisas eram oferecidas ao cérebro para que ele identificasse essas criaturas em meio a um mar de pinguins iguais. Apenas as orelhas e a falta de um bico os diferencia dos animais ao redor.
Mas, se você conseguiu identificar não um, mas todos os três “gatos” da imagem, pode comemorar, pois sua capacidade de atenção está muito acima da média.
Exercitar o cérebro é tão importante quanto exercitar o corpo, pois da mesma forma que fazemos exercícios físicos para nos sentir bem e prevenir doenças, ao desafiar o cérebro com jogos de lógica e percepção, prevenimos o envelhecimento.
Portanto, insira pelo menos um teste de inteligência em seus hábitos semanais!