Theodore Roosevelt foi um militar, autor e político norte-americano, membro do Partido Republicano. Foi o 26º presidente da história dos Estados Unidos, comandando o país entre 1901 e 1909.
Infância e juventude Theodore Roosevelt
Theodore Roosevelt nasceu em 27 de outubro de 1958, em Oyster Bay, Nova York. Vindo de uma das famílias mais ricas do estado, de origem holandesa, Franklin Delano Roosevelt, futuro presidente dos Estados Unidos da América, era seu primo de quinto grau.
Em 1876, ingressou na Universidade de Harvard, dividindo seu tempo entre estudos e esportes. Também se dedicava bastante à leitura de livros sobre biologia, tema que sempre demonstrou interesse.
A Marinha norte-americana era outra de suas paixões. Nesse período, começa a escrever uma série de textos que deram origem ao livro The Naval War of 1812, publicado anos depois.
Início da carreira
Em 1881, tem sua primeira experiência na política, sendo eleito para a Assembleia Nacional pelo Partido Republicano. Em 1884, sua esposa, Alice Hathaway Lee, morreu dias depois de dar à luz à primeira filha do casal, Alice. Profundamente impactado pela morte da esposa, e desiludido com a política, muda-se para um rancho adquirido anos antes, no estado da Dakota do Sul.
Em 1888, já casado com Edith Kermit Carow, volta para a política, sendo nomeado pelo então presidente Benjamin Garrison para a Comissão de Serviço Civil, permanecendo no cargo até 1895.
Vida militar
Em 1897, Roosevelt foi nomeado para o cargo de Secretário Adjunto da Marinha dos Estados Unidos. No ano seguinte, tem início a Guerra Hispano-Americana, um conflito que opôs Estados Unidos e Espanha pelo controle da ilha de Cuba.
Roosevelt abandona seu cargo na Marinha para participar da guerra, organizando um corpo de cavalaria formado por voluntários, os chamados Rough Riders. Eles ficaram famosos pela participação nas batalhas de Kettle Hill e San Juan, com Roosevelt sendo indicado, por seus feitos, a receber uma Medalha de Honra, algo que acabou não acontecendo.
Retorno à vida política
A fama adquirida no exército ajudou Roosevelt. Após a guerra, foi eleito governador do Estado de Nova York, nas eleições de 1898, com destaque para sua atuação contra a corrupção.
Dois anos depois, torna-se vice-presidente, tendo como presidente eleito William Mckinley. Em 6 de setembro de 1901, o presidente Mckinley foi baleado na cidade de Buffalo, Nova York, morrendo dias depois. No dia 14 de setembro, Theodore Roosevelt presta juramento como o novo presidente norte-americano.
Primeiro mandato
Seu primeiro mandato foi marcado por um maior envolvimento na política externa e por uma grande greve de mineiros, ocorrida em 1902. Mais de 140 mil mineiros aderiram ao movimento, tendo à frente a Union Mine Workers (UMW).
O objetivo dos grevistas era conseguir melhores salários, menos horas e melhores condições de trabalho. Roosevelt conseguiu um acordo entre as partes, após utilizar o exército como administrador das minas em nome do interesse público.
Segundo mandato
Reeleito em 1904, Roosevelt fortaleceu a posição dos Estados Unidos no exterior, por meio de uma adição à Doutrina Monroe. Ela pregava o direito norte-americano de intervir no cenário externo sempre que seus interesses estivessem em perigo.
Em 1905, Roosevelt atuou como mediador em um conflito envolvendo Rússia e Japão, conseguindo fazer com que os países assinassem um tratado de paz. Por esse feito, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz de 1906, sendo o primeiro norte-americano a receber o prêmio.
Foi um dos responsáveis pela construção do Canal do Panamá, uma obra que ligaria o Oceano Atlântico ao Pacífico. Essa obra tinha como objetivo abrir novas rotas comerciais, diminuir o valor do frete feito por terra e aumentar a competitividade dos produtos norte-americanos. A obra só foi possível após a independência da região (fomentada pelos Estados Unidos), que então fazia parte da Colômbia.
Seu segundo mandato terminou em 1909. Nas eleições de 1912, Roosevelt tentou voltar ao poder, mas foi derrotado por Woodrow Wilson, despedindo-se de forma definitiva da vida política.
Curiosidades
Em 1913, Roosevelt esteve no Brasil a convite de Cândido Rondon, para uma expedição nas regiões de Amazonas, Rondônia e Mato Grosso. As impressões que teve dessa viagem estão descritas no livro Through The Brazilian Wilderness, lançado no ano seguinte.
Foi o único presidente norte-americano a receber de forma póstuma uma Medalha de Honra. Seu filho mais velho, também chamado Theodore, foi outro que recebeu uma medalha póstuma por sua atuação no Dia D, a invasão da Normandia durante a Segunda Guerra Mundial. Já seu filho mais novo, Quentin, morreu combatendo na Primeira Guerra Mundial.
Theodore Roosevelt morreu em 6 de janeiro de 1919.