A energia é a capacidade que uma substância ou um corpo tem de utilizar para realizar um trabalho. De maneira mais prática, é o que move os seres humanos e as máquinas.
Ela se origina de diferentes fontes. Quando olhamos os setores produtivos, veremos o emprego de energia nas diferentes atividades, seja no içamento de uma peça até no acender de uma lâmpada.
A energia é diferenciada por mais de um tipo, sendo:
- Térmica;
- Mecânica;
- Química.
Confira, a seguir no Gestão Educacional, cada uma dessas energias e suas características.
Energia Nuclear
Também conhecida como atômica, provém da separação do núcleo do átomo do urânio enriquecido. É uma energia de alto desempenho e, entre suas vantagens, está o fato de não provocar problemas atmosféricos e não precisar de uma enorme área para ser produzida.
Por outro lado, ambientalistas se preocupam com os resíduos liberados após o processo de fissão do urânio.
[LEIA MAIS SOBRE A ENERGIA NUCLEAR, AQUI]
Energia Térmica
Esta fundamenta-se na troca de energia, que é acompanhada da mudança de temperatura. Ela pode ocorrer por condução, convecção e irradiação, sem contar com o Sol.
Nesse tipo de indústria energética, é preciso queimar alguns materiais para se chegar ao recurso energético. Tem alto potencial, porém seu custo de manutenção e instalação é alto, além de que agride bastante o meio ambiente.
[CONFIRA TAMBÉM: ENERGIA SOLAR]
Energia Mecânica
É o tipo de energia que chega a partir de movimento ou posição dos corpos. Ela é classifica como cinética e potencial. Um dos melhores exemplos da aplicação da energia mecânica é nos sistemas de usinas hidrelétricas, que transformam o movimento dos dínamos (movidos pela força da água) em eletricidade.
[VEJA TAMBÉM: ENERGIA ELÉTRICA]
Energia Química
Aqui são reações químicas que dão origem a esse tipo de energia. Os processos mais comuns, neste caso, são a combustão de matérias e a oxirredução. A partir dessas formas, chega-se à eletricidade.
A energia química é eficiente, porém com muitos riscos à natureza. A oxirredução, por exemplo, é o processo que pilhas e baterias utilizam para gerar eletricidade, e fazer equipamentos funcionarem – e sabemos o quanto é complexo o descarte desses materiais.
Principais fontes de energia
A geração de eletricidade é o cerne que nos leva a conhecer os tipos de energia. Mover indústrias, comércios, serviços e casas é a função dos recursos energéticos.
As fontes energéticas são classificadas como renováveis e não-renováveis. Confira:
Fontes de energia renováveis
Denomina-se assim os recursos energéticos extraídos da natureza, e que conseguem se regenerar, sem o risco de provocar danos. Para nosso consumo, é usado equipamentos ou criam-se estruturas industriais para geração deste tipo de energia. Entre elas estão:
- Usinas hidrelétricas – obtida pela força das águas, trata-se do processo mecânico;
- Placas fotovoltaicas – captação dos raios solares; temos como exemplo a energia térmica;
- Turbinas eólicas – a força dos ventos transformada energia elétrica – novamente o processo mecânico;
- Biomassa – por meio da decomposição de matéria orgânica e dos gases que se formam e são convertidos em energia – bom exemplo de energia química.
[CONFIRA TAMBÉM: ENERGIA EÓLICA]
Fontes de energia não-renováveis
Aqui, como o próprio nome indica, trata-se das fontes energéticas que a natureza não oferece com abundância; sua extração e utilização pode causar degradação ao meio ambiente. As apresentações mais conhecidas dessas fontes são:
- Petróleo – a forma mais comum é a gasolina, que, pelo processo de combustão, faz com que veículos se locomovam. É uma reação química, porém, nessa queima de combustível, são liberados agentes poluentes.
Um ponto curioso é que a formação de petróleo leva milhares de anos, e muitas jazidas já estão em seu limite;
- Carvão mineral – algumas termoelétricas utilizam o carvão mineral em suas caldeiras, para gerar energia. Mas, esse é outro processo que agride a natureza. É outro tipo de combustível fóssil que demora muito tempo para ser gerado;
- Elementos radiativos – o urânio é um dos elementos usados como combustível para se chegar à energia nuclear. Além do impacto provocado pelos seus rejeitos, a substância não é encontrada facilmente na natureza.
As fontes energéticas são pautas de muitos debates pelo mundo. Mesmo as que sejam consideradas renováveis, têm sido alvo de muitos estudos e diversas discussões sobre seu possível esgotamento.
Muitos pesquisadores se desdobram para descobrir novos tipos de energia, ou encontrar novas soluções para elementos tão importantes na vida das pessoas.