Segundo o dicionário, energia é a capacidade que um corpo, uma substância ou um sistema físico têm de realizar trabalho, entendendo por trabalho a deslocação do ponto de aplicação de uma força e estando relacionado à física.
A utilização de energia vem desde os primórdios da humanidade e, de 300 anos para cá, tem sido cada vez mais fundamental no nosso mundo.
Os diferentes tipos de fontes de energia estão disponíveis na natureza e se dividem em: energias renováveis e não renováveis. Abaixo, explicaremos melhor a diferença entre cada uma delas.
Fontes primárias de energias renováveis
As fontes primárias de energias renováveis são aquelas que não se “esgotam” na natureza.
Além disso, o tempo para sua reposição na natureza é curto, com sua reposição muitas vezes se tornando tão rápida quanto o seu consumo, sendo a maneira mais ecológica de consumo de energia.
Exemplos desse tipo de energia são: biomassa, energia elétrica, energia eólica, energia solar etc.
Fontes primárias de energia não-renováveis
As fontes primárias de energias não-renováveis, por sua vez, são aquelas que tem origem a partir de combustíveis fósseis.
Assim, seu processo natural de composição se dá por milhões de anos, a sua reposição na natureza é muito mais lenta que o consumo, sendo uma energia finita.
Alguns exemplos são: petróleo, carvão mineral, gás natural etc.
Fontes de energias primárias e secundárias
As fontes de energia se divergem pela sua formação originária.
As primárias têm como característica sua formação diretamente na natureza, enquanto as secundárias são aquelas energias produzidas a partir de uma fonte primária, como por exemplo: óleo diesel, gasolina e querosene, que são produzidas a partir do petróleo.
Você também pode gostar de ler:
Energia Nuclear: O que é? Como funciona?
Referências bibliográficas
– Geografia Geral. Aspectos Naturais e Fontes de Energia. SISTEMA COC DE ENSINO. disponível em <www.sistemacoc.com.br> acessado em 03/09/2022 às 11h30
– MORAES, Paulo Roberto. Geografia geral e do Brasil. Harbra, 2003.
– TEIXEIRA, Wilson et al. Decifrando a terra. Companhia Editora Nacional, 2009.