As primeiras indústrias surgiram com a revolução industrial, no séc XVIII. O que antes era realizado de forma familiar, em campos, e manualmente, passou a ser produzido rapidamente e em grandes quantidades pelas máquinas, modificando a forma de produzir.
Com a mudança no modo de produção, a indústria assume um lugar muito importante na sociedade atual, passando a se estabilizar no mercado como organizações de extrema importância para a economia mundial.
A indústria tem o propósito de modificar matérias-primas em bens que podem ser comercializados, fazendo parte do setor secundário da economia e sendo classificada em quatro tipos: as indústrias de base, intermediária, bens de consumo, e de ponta.
Indústria de base
Como informado no próprio nome, essa classificação é a base para todas as outras classes de indústrias; ela transforma a matéria-prima em produtos necessários para as fabricações, os chamados bens de produção. Ela produz itens como o ferro, o alumínio, o aço e etc.
Algumas de suas áreas mais importantes são a metalurgia (fabrica metais e suas ligas de diversos tipos), a petroquímica (além do petróleo, é responsável por gases, como o querosene) e a siderúrgica (modelamento de aços e ferros).
Indústria intermediária
Os tipos de indústrias mostram um segmento nas suas classificações; assim, a intermediária é justamente a que está entre os bens de produtos (matéria-prima transformada) e a fabricação do produto final.
Basicamente, ela utiliza os produtos fabricados na indústria de base para criar novos itens que serão usados na indústria de bens de consumo e nas de ponta, criando itens como: papel, plásticos, produtos químicos, motores e peças de diversos tipos.
Indústria de bens de consumo
Responsável pela fabricação de diferentes itens, aqui os produtos vão da fábrica diretamente para o consumidor. Também chamada de indústria leve, ela é subdividida em dois grupos:
- Indústria de bens duráveis, que fabricam, por exemplo, automóveis e móveis; seus itens são mais caros e de longa durabilidade, não sofrendo grandes perdas com o tempo, com a chuva ou com outros fatores naturais.
- Indústria de bens não duráveis, que produzem itens como comidas, roupas e itens de beleza e limpeza; aqui, o que é produzido tem uma vida útil curta e com validade.
Indústria de ponta
Possuindo um alto nível de especialização e tecnologia, a indústria de ponta é a mais moderna do mercado, sempre buscando inovações.
Ela cuida de itens farmacêuticos, produtos eletrônicos, de computação, aviação, entre outros, utilizando nos seus produtos tecnologia de ponta e a mão de obra mais cara na área industrial.
Você também pode gostar de ler:
Industrialização no Brasil – 1º, 2º, 3º e 4º período
Referências Bibliográficas
Indústria de A a Z. Portal da indústria Disponível em < https://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/ > acessado em 20/10/22 às 16h
Indústria de base: entenda o que é, o que produz, e suas características. Checklistfacil.com. Disponível em < https://blog-pt.checklistfacil.com/industria-de-base/#:~:text=Tamb%C3%A9m%20conhecida%20como%20ind%C3%BAstria%20de,fundi%C3%A7%C3%A3o%20de%20cobre%20e%20alum%C3%ADnio.> acessado dia 20/10/22 ás 17h