Os nervos transportam informações do corpo para o cérebro. O cérebro processa esta informação e envia sinais através dos nervos para os músculos, glândulas e órgãos de seu corpo. Estes sinais fazem com que seu corpo reaja de acordo.
Você já deve ter ouvido a frase “células nervosas” antes. Estas células especializadas são chamadas neurônios, e levam informações para diferentes partes do corpo através de suas sinapses. Os nervos, em si, não conduzem eletricidade, mas os neurônios têm estruturas especiais em suas membranas celulares que lhes permitem comunicar-se entre si por meio de sinais elétricos.
Existem 3 tipos de nervos: sensorial, motor e misto.
- Os nervos sensoriais transportam sinais de seus sentidos (como a audição e a visão) para seu cérebro;
- Os nervos motores transportam mensagens do cérebro para os músculos, dizendo-lhes como se mover;
- Os nervos mistos são uma combinação de funções sensoriais e motoras.
Nervos sensoriais
Os nervos sensoriais (também chamados de fibras aferentes) transportam impulsos da pele, articulações e órgãos internos de volta para o sistema nervoso central. Esta informação inclui dor, temperatura, tato e pressão.
Os nervos sensoriais também ajudam no paladar, no olfato e na audição.
Nervos motores
Os nervos motores (também conhecidos como fibras eferentes) transportam informações do cérebro ou medula espinhal para os músculos e glândulas. Eles são conectados às fibras musculares nas junções neuromusculares, onde liberam neurotransmissores que estimulam a contração do músculo.
Nervos mistos
Os nervos mistos desempenham as mesmas funções que os nervos motores e sensoriais. Os nervos mistos são formados tanto por fibras aferentes quanto eferentes.
Importância dos nervos para o corpo
Os nervos também são chamados de neurônios, que consistem em um corpo celular, axônio e dendritos (extensões que recebem sinais de outros neurônios).
No entanto, os nervos podem ser danificados por doenças ou lesões. Uma lesão nervosa também é chamada neuropatia; está associada a problemas de sensação ou movimento nos braços ou pernas (chamada neuropatia periférica). Por exemplo, a neuropatia periférica:
Se você tiver um nervo comprimido no pescoço, você pode sentir dor em um braço porque alguns nervos viajam através desta parte da coluna no caminho de volta aos seus grupos musculares; às vezes esses nervos são comprimidos levando a sintomas como entorpecimento (sensação de dormência) ao tocar objetos como superfícies metálicas frias (maçanetas de portas, etc).
Você também pode gostar de ler:
Nervos Cranianos – O que são, quais suas funções e mais!
Referência
LINHARES, Sergio; GEWANDSZNAJDER, Fernando; PACCA, Helena. Biologia Hoje 2. 3. Ed. São Paulo: Ática, 2016