Você sabe de onde vem a água que abastece a sua casa? Como ela chega tão limpa até nós? Um dos processos que antecede o abastecimento de água é o tratamento. Ele tem por finalidade seguir alguns padrões: higiênicos, estéticos e econômicos.
A higienização visa remover vírus, bactérias e demais micro-organismos para reduzir nosso contato com causadores de doenças, bem como diminuir a quantidade de compostos orgânicos da água captada de rios, por exemplo.
Além disso, a retirada desses compostos orgânicos contribui para a correção da cor, um dos aspectos estéticos do tratamento, como o sabor e o odor da água.
Outro fator que o tratamento padroniza é o econômico, pois reduz a ação corrosiva da água, a turbidez e a taxa de ferro e manganês. Assim, a necessidade do tratamento deve ser determinada com base nas análises físico-químicas e bacteriológicas.
O que é o tratamento de água?
O tratamento da água é um processo exigido pela maioria dos países para que a água coletada possa ser distribuída para a população, a fim de preservar a saúde humana e controlar a qualidade da água.
Processos
Para que possamos receber água de qualidade em casa ela passa por três processos: a captação, seguida do tratamento e enfim da distribuição.
Etapas do tratamento da água
As etapas do tratamento da água passam por um controle de qualidade que visa monitorar a quantidade de produtos químicos e garantir o padrão de qualidade. No entanto, o processo pode ser completo, como o descrito a seguir, ou o simplificado, dependendo da qualidade da água que chega à estação de tratamento.
As etapas são:
- Pré-cloração: assim que a água chega à estação de tratamento, ela recebe adição de cloro para facilitar a retirada de matéria orgânica e metais;
- Pré-alcalinização: depois, é adicionado cal ou soda para ajuste do pH;
- Coagulação: nesta etapa, é adicionado sulfato de alumínio ou cloreto férrico, para agrupar as impurezas em partículas maiores, que facilitam a remoção;
- Floculação: caracterizada pela mistura lenta da água para formar os flocos de partículas de impurezas;
- Decantação: nesta etapa, os flocos são separados da água pela gravidade, ou seja, vão para o fundo do tanque;
- FILTRAÇÃO: a água decantada é direcionada para tanques de filtração que, basicamente, são filtros com pedras, areia e carvão antracito (ou carvão ativado). Quando a água atravessa esse filtro, os flocos de sujeira ficam retidos;
- Pós-alcalinização: nesta etapa, ocorre a correção final do pH, a fim de evitar a corrosão das tubulações;
- Desinfecção: aqui, é feita a última adição de cloro para matar os micro-organismos que não foram retirados nas etapas anteriores;
- Fluoretação: a adição de flúor visa diminuir a incidência de cárie na população.
Estação de tratamento
Estações de tratamento, ou ETAs, são os locais onde é realizado o tratamento da água antes da sua distribuição. Ou seja, são como fábricas de água potável.
As estações pertencentes ao estado de São Paulo, a Sabesp, por exemplo, tratam até 119 mil litros de água por segundo, e abastecem a região metropolitana e os municípios do litoral e do interior do estado.
Exercícios resolvidos
1. (Cesgranrio-RJ) Numa das etapas do tratamento de água que abastece uma cidade, a água é mantida durante um certo tempo em tanques para que os sólidos em suspensão se depositem no fundo. A essa operação denominamos:
a) filtração
b) sedimentação
c) sifonação
d) centrifugação
e) cristalização
Alternativa “b”. Essa etapa ocorre devido à lei da gravidade, que faz com que as impurezas se acumulem no fundo do tanque. A água superficial é depois direcionada para a próxima etapa do tratamento sem os resíduos mais pesados.
2. (FUVEST 2009) A obtenção de água doce de boa qualidade está se tornando cada vez mais difícil, devido ao adensamento populacional, às mudanças climáticas, à expansão da atividade industrial e à poluição. A água, uma vez captada, precisa ser purificada, o que é feito nas estações de tratamento. Um esquema do processo de purificação é:
Em que as etapas B, D e F são:
B – adição de sulfato de alumínio e óxido de cálcio;
D – filtração em areia;
F – fluoretação.
Assim sendo, as etapas A, C e E devem ser, respectivamente,
A) filtração grosseira, decantação e cloração.
B) decantação, cloração e filtração grosseira.
C) cloração, neutralização e filtração grosseira.
D) filtração grosseira, neutralização e decantação.
E) neutralização, cloração e decantação.
Alternativa “a”.