O útero é um dos principais órgãos do sistema reprodutivo feminino, juntamente com os ovários. Ele é um órgão em forma de pêra, do sistema reprodutivo feminino. Além disso, o útero tem duas funções principais: aceitar um óvulo fertilizado (embrião) e nutri-lo até o nascimento.
Anatomia do útero
O útero é um órgão oco, em forma de pêra, localizado na parte inferior do abdômen feminino. Ele pesa cerca de 60 gramas e tem cerca de 7,5 cm de comprimento. O revestimento do útero é chamado de endométrio, e engrossa durante cada ciclo menstrual para se preparar para a gravidez.
Se a gravidez não ocorrer, o endométrio se rompe e se desprende através da vagina como fluxo menstrual.
O útero tem duas partes:
- Corpo uterino: Esta parte forma a maior parte da superfície externa do útero. O fundo do útero está no topo do corpo e tem uma reentrância (hilo) onde se junta com as trompas de falópio. O colo uterino se projeta para esta reentrância;
- Cérvix: Este é um canal estreito que leva à vagina em uma extremidade e se abre para a cavidade uterina em sua base (o osso interno).
Funções do útero
O útero tem duas funções principais:
- Proporcionar um lugar para o desenvolvimento da gravidez e para o nascimento da criança;
- Produzir hormônios que regulam outros órgãos e funções corporais.
Camadas do útero
O útero é composto de três camadas de tecido: endométrio, miométrio e perimétrio.
Endométrio
O endométrio (forro) acumula-se com sangue e tecido durante a primeira metade do ciclo menstrual. Se um óvulo é fertilizado e se prende ao forro, ele continuará a crescer e se tornar um bebê. Se nenhum óvulo for fertilizado, este forro se adubará durante a menstruação.
Miométrio
O miométrio (músculo). Esta camada de tecido muscular se contrai durante o parto para ajudar a empurrar o bebê através de seu canal de parto.
Perimétrio
O perimétrio (membrana serosa). Esta camada é composta de tecido conjuntivo solto que cobre a maior parte de seus órgãos internos e fornece suporte para eles.