Se você ama o mundo da educação, ensinar pode ser a escolha certa de carreira para você! No entanto, é importante considerar algumas questões que podem ser vantajosas ou não antes de assumir esta profissão.
Importância de ser professor
O professor brasileiro é alguém que tem uma grande responsabilidade na sociedade. Além de ensinar e disseminar conhecimento, o professor é também um exemplo para os jovens e uma inspiração para eles. Entretanto, ser professor requer muito esforço e dedicação da pessoa escolhida para este cargo.
Se você estiver interessado em se tornar um professor, é importante que você considere todos os fatores envolvidos. Por isso, listamos abaixo as vantagens e desvantagens de ser professor no Brasil.
Vantagens de ser professor no Brasil
A profissão de professor tem muitas vantagens. Aqui estão 4 razões pelas quais é importante considerar o ensino como opção de carreira:
1. Você vai fazer a diferença
Quando você se tornar um professor, você fará a diferença. Ou seja, você melhorará a vida de seus alunos e de suas famílias. Vocês também ajudarão a construir comunidades mais fortes. O que, por sua vez, faz de nosso mundo um lugar melhor.
2. Oportunidade de aprendizado
Ensinar é uma ótima maneira de aprender. Você conhecerá seus alunos, assim como suas famílias, e aprenderá sobre diferentes culturas e origens. Você também aprenderá sobre o mundo ao seu redor. Quem diria que alguém poderia se interessar por botânica por ter um professor incrível, por exemplo.
E finalmente, ensinar é uma das melhores maneiras de melhorar suas próprias habilidades como educador. É difícil não se tornar melhor em algo quando você está praticando todos os dias.
3. É uma oportunidade de compartilhar suas próprias paixões
Ensinar é uma oportunidade de apresentar aos jovens um assunto que você ama, e pode ser muito gratificante. Como professor, você terá a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos com os outros e ajudá-los a aprender mais sobre assuntos que lhe interessam.
Além disso, você também pode ensinar às crianças sobre temas que elas talvez ainda não saibam muito, como ciência ou história (ou mesmo inglês).
4. É uma ótima maneira de trabalhar com pessoas que pensam da mesma maneira
Trabalhar como professor é uma excelente oportunidade de trabalhar com pessoas que compartilham sua paixão pela educação e aprendizagem. Isto pode levar a grandes colaborações e projetos que beneficiam a todos os envolvidos.
Desvantagens de ser professor no Brasil
O trabalho de um professor não é fácil. Você tem que passar por muitos desafios e obstáculos durante sua carreira. Veja algumas desvantagens de ser um professor no Brasil.
1. Salário baixo
A primeira desvantagem de ser professor no Brasil é o salário. De acordo com o Ministério da Educação, o piso salarial do professor brasileiro em 2023 vai para R$ 4.420,55 por mês. No entanto, é importante ressaltar que este aumento é somente para os professores da rede pública da educação básica. Outros professores não serão contemplados com este reajuste.
2. Carga horária de trabalho
A segunda desvantagem é a própria carga de trabalho. A maioria dos professores trabalham 40 horas por semana, mas alguns ensinam até 60 horas. Isto os coloca sob uma enorme quantidade de estresse que pode afetar sua saúde ao longo do tempo se eles não cuidarem de si mesmos adequadamente.
Se exercitar regularmente e dormir horas suficientes todas as noites são medidas necessárias para que o cérebro possa descansar adequadamente durante o período de inatividade a cada dia. No entanto, com a carga horária de trabalho excessiva, fica difícil seguir estas orientações.
3. Más condições de trabalho
A maioria dos professores trabalham em salas de aula superlotadas, com iluminação, ventilação e equipamentos deficientes. Eles também frequentemente não têm acesso a computadores ou outras ferramentas tecnológicas modernas necessárias para ensinar de forma eficaz.
4. Falta de autonomia
Os professores têm pouco controle sobre suas próprias práticas em sala de aula ou planos de aula porque devem seguir diretrizes rígidas estabelecidas pelo governo ou distrito escolar para o qual trabalham.
Fonte: Com informações do site Ministério da Educação.
Você também pode gostar de ler:
Qual área da Pedagogia dá mais dinheiro?