Vem e vêm são palavras com escrita e pronúncia semelhantes, sendo justamente essas características que causam dúvidas no momento de redigir algo.
Antes, cabe esclarecer que ambas existem na língua portuguesa e estão corretamente escritas. Elas são conjugações do verbo “vir” no presente do indicativo, no entanto em pessoas diferentes.
Vem, escrita sem acento, corresponde ao verbo “vir” na terceira pessoa do singular, na forma “ele/a vem”. Já vêm, redigida com acento, é o mesmo verbo conjugado na terceira pessoa do plural, resultando em “eles/as vêm”.
Para sanar essas dúvidas, preparamos este guia com informações essenciais sobre tais palavras e exemplos em sentenças. Confira e aproveite para fazer nosso teste sobre o assunto, ao final do texto, só aqui no Gestão Educacional!
Significado de “vem”
Vem é o verbo “vir” conjugado na terceira pessoa do singular do presente do indicativo, tendo como significado deslocamento, comparecimento, retorno, resultado – como expresso nos exemplos, a seguir:
- Ele vem ao trabalho de carro;
- Maria vem ao encontro de sua amiga;
- O cachorro não vem quando chamo;
- Vem somente quando precisa de algo;
- João vem carregado de presentes.
Significado de “vêm”
Trata-se do verbo “vir” conjugado na terceira pessoa do plural do presente do indicativo. Assim como no caso anterior, remete a deslocar-se, comparecer, retornar, resultar, só que aplicado ao plural. Veja exemplos:
- Eles vêm mais cedo hoje porque precisam adiantar o trabalho;
- Maria e sua irmã vêm ao clube;
- Os gatos vêm rápido só quando coloco ração no prato;
- Elas vêm todos os dias pela tarde para buscar pão fresco;
- Não gostam de pegar trânsito, por isso vêm fora do horário de pico.
Como pode ser notado, o acento tem somente uma função, a de diferenciação da pessoa do discurso. Se tal característica não existisse, os verbos seriam iguais para a terceira pessoa do singular e plural, o que dificultaria saber exatamente sobre quem se fala.
Curiosamente, o uso de acento circunflexo como diferenciação recai sobre todos os verbos derivados de “vir”, como convir, advir e provir, que se transformam em convêm, advêm e provêm na terceira pessoa do plural.
Um detalhe importante sobre vem e vêm: não confunda tais palavras com “veem”. Também trata-se de um verbo, especificamente o “ver” conjugado na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.
Anteriormente, “veem” tinha acento circunflexo, no entanto, após a última Reforma Ortográfica, esse sinal foi eliminado. O verbo “veem” significa enxergar, observar, assistir, avaliar, entre outros, portanto, não tem nada a ver com “vir”, que quer dizer deslocar-se, resultar, comparecer, chegar.
Teste
Escolha a letra que preenche corretamente as lacunas das frases abaixo:
- Ela ______ para minha casa daqui a pouco. Mais tarde eles _____ e trazem pizza.
- a) vem / vem
- b) vem/ vêm
- c) vêm / vêm
- d) vêm / vem
Resposta: letra b (singular – plural)
- Toda vez que ______ e dormem aqui deixam minha casa bagunçada.
- a) vêm
- b) vem
Resposta: letra a (plural subentendido pelo restante dos verbos da oração)
- Ele _____, conserta meu armário e as crianças ____ e quebram a porta do gabinete em menos de 5 minutos.
- a) vêm / vem
- b) vem / vem
- c) vem / vêm
- d) vêm / vêm
Resposta: letra c (singular – plural)
- João e seu amigo sempre ______ com pressa, ficam pouco e vão embora.
- a) vêm
- b) vem
Resposta: letra a (plural)
- Sempre que quer resolver algo ____ a mim. Quando preciso, não me ajuda.
- a) vêm
- b) vem
Resposta: letra b (singular)