Patrícia Fischer 04/04/2022
GESTÃOEDUCACIONAL.COM.BR
A fração corresponde a uma parte do todo. Ela determina divisões de partes iguais, sendo que cada uma faz parte de um número inteiro – é a mesma ideia da porcentagem.
O melhor exemplo de fração matemática é pensar numa pizza: a circunferência completa representa o todo, mas ela pode ser dividida em vários pedaços (frações), que fazem parte desse todo.
Multiplicação fracionária é quando se divide os numeradores entre si e os denominadores entre si. Nunca faça de forma cruzada ou misture os números debaixo com os de cima da fração.
Para dividir uma fração, é preciso inverter o denominador com o numerador (o número debaixo com o de cima) e depois multiplicá-los.
Para fazer a adição de duas frações, é preciso somar os numeradores e manter os denominadores, caso eles sejam iguais. Já a soma de frações com denominadores diferentes implica o uso do Mínimo Múltiplo Comum (MMC).
Na subtração de frações, se houver o mesmo denominador comum, basta diminuir numeradores com numeradores e denominadores com denominadores. Já se for denominadores diferentes, será preciso usar o MMC novamente.
>>>
>>>
>>>