Patrícia Fischer 13/04/2022
GESTÃOEDUCACIONAL.COM.BR
A reflexão da luz é um fenômeno óptico, que faz com que a luz refletida numa superfície volte a ser propagada num meio.
Para estudar a reflexão da luz, é preciso identificar quais são as grandezas envolvidas nesse fenômeno físico. São elas: – Raio incidente – Raio refletido – i = ângulo de incidência formado entre o raio incidente e a reta normal – r = ângulo refletido, formado entre o raio refletido e a reta normal Veja na imagem a seguir essas grandezas!
O exemplo mais famoso da reflexão da luz é o reflexo de um laser no espelho ou da luz solar em uma lupa.
1ª lei da reflexão Os raios de luz, tanto o refletido como o incidente, estão sempre no mesmo plano. 2ª lei da reflexão O ângulo de reflexão é sempre igual ao ângulo de incidência. Ou seja:
i=r
Os espelhos planos são refletidos de forma inversa, da esquerda para a direita. Tal característica faz com que a distância do objeto ao espelho seja sempre igual à distância da imagem ao espelho. Ao mesmo tempo, a altura do objeto também terá as mesmas medidas que a altura da imagem.
Os espelhos esféricos são superfícies reflexivas lisas e polidas. Por conta dessa condição, os ângulos de incidência da luz são equivalentes, refletindo o raio na mesma direção.
A reflexão acontece quando a luz é incidida sobre uma superfície irregular, que faz com que a luz seja refletida em vários ângulos e em várias direções, de forma difusa. Por conta disso, ao mesmo tempo, várias pessoas podem observar a formação de uma mesma imagem refletida, mesmo posicionadas em diferentes locais.
É o tipo de reflexão da luz no qual os raios são incididos de forma paralela uns aos outros. Tal situação ocorre somente em superfícies polidas, como espelhos, metais ou janelas de vidro.